ALUNO
(a): Deise Lucide,Elizabeth e Maria Helena
Curso: Pedagogia
Pólo
CEDERJ: Belford Roxo
Tutor
presencial: Daiane
O Quadro de Habilitações
Segundo o quadro de habilitações a função de
supervisor escolar está em extinção. Mas o que faz realmente um supervisor
escolar, qual a sua importância no atual contexto da educação brasileira.
Respondendo a esses questionamentos, podemos
definir que ele representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho
pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o
processo educacional. Assim sendo, o Supervisor possui uma função globalizadora
do conhecimento através da integração dos diferentes componentes curriculares.
Sem esta ação integradora, o aluno recebe informações soltas, sem relação uma
das outras. .
A quase extinção desse cargo ou à
substituição do/a pedagogo/a Supervisor/a Escolar por outros profissionais sem
a mesma formação, ou então sua supressão pode ocasionar ações desarticuladas dentro
da escola.
A sua
supressão também poderá ocasionar um acumulo de serviço em outras áreas prejudicando
todo um trabalho dentro da unidade escolar.
Diante
do exposto, pode-se afirmar que nenhuma escola consegue exercer o seu papel
transformador assegurando o desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos se
não se tem um sistema de organização e práticas de gestão bem definidos, isto
é, com uma boa estrutura organizacional, liderança e iniciativa dos dirigentes,
adequadas distribuição de responsabilidade, diálogo e comunicação e formas
transparentes de avaliação. Porém, todo esse esforço deve ser um trabalho
coletivo, democrático e com a participação ativa de todos os segmentos que
compõem o universo escolar e educacional.
Por fim, funções como de supervisão, orientação
pedagógica e educacional são importantes porque esses profissionais se prepararam para exerce essa função
não cabem a outros profissionais que já possuem suas atribuições especificas e
distintas a ocupação desses cargos sem o devido preparo necessário que esse
merece. Só assim teremos uma escola que contemple as necessidades reais e as expectativas
daqueles que convivem na escola.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/desafios-coordenador-pedagogico-546602.shtml
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-supervisao-educacional-mudancas-sob-olhar-uma-educacao-.htm
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