quinta-feira, 26 de abril de 2012

                                                                                                     


ALUNO (a): Deise Lucide,Elizabeth e Maria Helena

Curso: Pedagogia

Pólo CEDERJ: Belford Roxo

Tutor presencial: Daiane

Tutor a Distancia: Siomara Borba

O Quadro de Habilitações
   
   Segundo o quadro de habilitações a função de supervisor escolar está em extinção. Mas o que faz realmente um supervisor escolar, qual a sua importância no atual contexto da educação brasileira.
   Respondendo a esses questionamentos, podemos definir que ele representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Assim sendo, o Supervisor possui uma função globalizadora do conhecimento através da integração dos diferentes componentes curriculares. Sem esta ação integradora, o aluno recebe informações soltas, sem relação uma das outras. .
    A quase extinção desse cargo ou à substituição do/a pedagogo/a Supervisor/a Escolar por outros profissionais sem a mesma formação, ou então sua supressão pode ocasionar ações desarticuladas dentro da escola.
    A sua supressão também poderá ocasionar um acumulo de serviço em outras áreas prejudicando todo um trabalho dentro da unidade escolar.
   Diante do exposto, pode-se afirmar que nenhuma escola consegue exercer o seu papel transformador assegurando o desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos se não se tem um sistema de organização e práticas de gestão bem definidos, isto é, com uma boa estrutura organizacional, liderança e iniciativa dos dirigentes, adequadas distribuição de responsabilidade, diálogo e comunicação e formas transparentes de avaliação. Porém, todo esse esforço deve ser um trabalho coletivo, democrático e com a participação ativa de todos os segmentos que compõem o universo escolar e educacional.
     Por fim, funções como de supervisão, orientação pedagógica e educacional são importantes porque esses profissionais se prepararam para exerce essa função não cabem a outros profissionais que já possuem suas atribuições especificas e distintas a ocupação desses cargos sem o devido preparo necessário que esse merece. Só assim teremos uma escola que contemple as necessidades reais e as expectativas daqueles que convivem na escola.

Bibliografias

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/desafios-coordenador-pedagogico-546602.shtml

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-supervisao-educacional-mudancas-sob-olhar-uma-educacao-.htm

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