domingo, 29 de abril de 2012

Notícia sobre o Papel do Orientador Educacional

Grupo de trabalho: Lilian de Oliveira, Cristina Martins e Maria Celina



Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando." (fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional)

Para compreender melhor como se dá o trabalho deste profissional na prática, destacamos uma notícia publicada no Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br) que faz referência ao trabalho do Orientador Educacional no combate ao bullying, prática tão comum nas escolas atualmente.


Acesse aqui a notícia: 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=936




Nenhum comentário:

Postar um comentário