segunda-feira, 30 de abril de 2012

O papel do Supervisor escolar.


O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR

O olhar que se tinha sobre o papel do Supervisor Escolar começou a ter novos rumos para poder contemplar as necessidades desta nova clientela de alunos, professores e comunidade escolar.
A necessidade vai ao encontro da superação de papéis que o supervisor assumia até o presente momento.
Escola, assumir o compromisso com a formação do homem transformador.
Conforme o dicionário, supervisão significa: “Orientação ou inspeção em plano superior”. A leitura dessa definição remete a uma perspectiva de movimento; ou seja; não dá para compreender a coordenação a partir de um só lugar, operando apenas com semelhanças ou, ainda, privilegiando a homogeneidade.

PAPÉIS IMPORTANTES

Priorizar: o quê, como e para quem ensinar; Acompanhar o aprendizado e a formação de cada aluno; Discutir o desempenho dos alunos, pontos que concentram dificuldades de aprendizagem e estratégias que funcionam ou não; Ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola; Dar orientação em questões pedagógicas; Atuar na formação contínua dos professores; Motivar o professor a fazer cursos de aprimoramento;
Dialogar com os pais e responsáveis sobre questões pedagógicas e compreender a ansiedade da família;
Ter muita paciência e senso de justiça;
Afinal, a necessidade de saber trabalhar com diferentes públicos está sempre presente. Não só os alunos necessitam do apoio do supervisor, mas também os pais, professores e a direção da escola.
Estar atento a essas variações exige um ótimo relacionamento interpessoal e, também, uma visão global da instituição. Esta habilidade é alcançada quando se pensa na educação como um todo.
Construir um ambiente de cooperação em que todos possam ouvir e ser ouvidos para prevenir o risco de se perder tempo com atividades inócuas;
Criar condições favoráveis ao aprimoramento dos alunos;
Organizar o calendário escolar;
Realizar reuniões periódicas com pais e docentes;
Deixar de lado fórmulas prontas e levar em conta a realidade da escola e da comunidade;
Organizar o dia a dia e assegurar que se crie uma estrutura de formação continuada no ambiente escolar;
Encaminhar para profissionais especializados os alunos que apresentam problemas;
Acompanhar e colocar em prática a proposta pedagógica criada conforme o Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudo e Regimento Escolar;
Manter atualizados documentos pertinentes: Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudo e Regimento Escolar.
As condições básicas para o exercício de uma atividade supervisora são: capacidade de visão de conjunto: situar cada problema no contexto da situação geral; capacidade de compreensão com as pessoas que trabalha; capacidade de analisar as situações que causem tensões; experiência como administrador/professor de escola no trabalho que irá dedicar-se; capacidade de administrar os vários aspectos técnicos da sua profissão; elevado nível de inteligência; experiência geral de administração.O dia a dia do supervisor exige que ele administre seu tempo para cumprir inúmeras tarefas.
A supervisão tem como objetivo geral, dar condições para que os objetivos da educação sejam atingidos. Envolve o aperfeiçoamento do processo total ensino-aprendizagem, pois, até certo ponto, há uma interdependência dos dois aspectos. Os objetivos gerais da educação nacional são o desenvolvimento integral do aluno e a sua integração no meio físico e social.
Para Medina (1995, p. 22), “Papel do supervisor passa, então, a ser redefinido com base em seu objeto de trabalho, e o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende passa a construir o núcleo do trabalho do supervisor na escola”.
o planejamento torna-se essencial para uma atuação eficiente.
A supervisão dirige a atenção para os fundamentos da educação. O supervisor deve procurar ter consciência clara dos conceitos e crenças que determinam sua maneira de agir, dos fins que pretende atingir e dos meios a utilizar. Isso corresponde à filosofia que baseia sua atividade supervisora.
Então, o supervisor moderno deve ser uma pessoa capaz, preparada sob o ponto de vista educacional e psicológico, especialista no processo democrático do grupo.



Postado por: Cristiane Silva de Freitas, Joana D'arc, Marcia Regina Alves Braga

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