O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR
O olhar que se tinha sobre
o papel do Supervisor Escolar começou a ter novos rumos para poder contemplar
as necessidades desta nova clientela de alunos, professores e comunidade
escolar.
A necessidade vai ao
encontro da superação de papéis que o supervisor assumia até o presente
momento.
Escola, assumir o
compromisso com a formação do homem transformador.
Conforme o dicionário,
supervisão significa: “Orientação ou inspeção em plano superior”. A leitura
dessa definição remete a uma perspectiva de movimento; ou seja; não dá para
compreender a coordenação a partir de um só lugar, operando apenas com
semelhanças ou, ainda, privilegiando a homogeneidade.
PAPÉIS IMPORTANTES
Priorizar: o quê, como e
para quem ensinar; Acompanhar o aprendizado e a formação de cada aluno;
Discutir o desempenho dos alunos, pontos que concentram dificuldades de
aprendizagem e estratégias que funcionam ou não; Ajudar a elaborar e aplicar o
projeto da escola; Dar orientação em questões pedagógicas; Atuar na formação
contínua dos professores; Motivar o professor a fazer cursos de aprimoramento;
Dialogar com os pais e
responsáveis sobre questões pedagógicas e compreender a ansiedade da família;
Ter muita paciência e senso
de justiça;
Afinal, a necessidade de
saber trabalhar com diferentes públicos está sempre presente. Não só os alunos
necessitam do apoio do supervisor, mas também os pais, professores e a direção
da escola.
Estar atento a essas
variações exige um ótimo relacionamento interpessoal e, também, uma visão
global da instituição. Esta habilidade é alcançada quando se pensa na educação
como um todo.
Construir um ambiente de
cooperação em que todos possam ouvir e ser ouvidos para prevenir o risco de se
perder tempo com atividades inócuas;
Criar condições favoráveis
ao aprimoramento dos alunos;
Organizar o calendário
escolar;
Realizar reuniões
periódicas com pais e docentes;
Deixar de lado fórmulas
prontas e levar em conta a realidade da escola e da comunidade;
Organizar o dia a dia e
assegurar que se crie uma estrutura de formação continuada no ambiente escolar;
Encaminhar para
profissionais especializados os alunos que apresentam problemas;
Acompanhar e colocar em
prática a proposta pedagógica criada conforme o Projeto Político Pedagógico,
Planos de Estudo e Regimento Escolar;
Manter atualizados
documentos pertinentes: Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudo e
Regimento Escolar.
As condições básicas para o
exercício de uma atividade supervisora são: capacidade de visão de conjunto:
situar cada problema no contexto da situação geral; capacidade de compreensão
com as pessoas que trabalha; capacidade de analisar as situações que causem tensões;
experiência como administrador/professor de escola no trabalho que irá
dedicar-se; capacidade de administrar os vários aspectos técnicos da sua
profissão; elevado nível de inteligência; experiência geral de administração.O
dia a dia do supervisor exige que ele administre seu tempo para cumprir
inúmeras tarefas.
A supervisão tem como
objetivo geral, dar condições para que os objetivos da educação sejam
atingidos. Envolve o aperfeiçoamento do processo total ensino-aprendizagem,
pois, até certo ponto, há uma interdependência dos dois aspectos. Os objetivos
gerais da educação nacional são o desenvolvimento integral do aluno e a sua
integração no meio físico e social.
Para Medina (1995, p. 22),
“Papel do supervisor passa, então, a ser redefinido com base em seu objeto de
trabalho, e o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o
aluno que aprende passa a construir o núcleo do trabalho do supervisor na
escola”.
o planejamento torna-se
essencial para uma atuação eficiente.
A supervisão dirige a
atenção para os fundamentos da educação. O supervisor deve procurar ter
consciência clara dos conceitos e crenças que determinam sua maneira de agir,
dos fins que pretende atingir e dos meios a utilizar. Isso corresponde à
filosofia que baseia sua atividade supervisora.
Então, o supervisor moderno
deve ser uma pessoa capaz, preparada sob o ponto de vista educacional e
psicológico, especialista no processo democrático do grupo.
Postado por: Cristiane Silva de Freitas, Joana D'arc, Marcia Regina Alves Braga
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